Homenagem a Sarubbi

O blog Xumucuís é uma homenagem ao artista visual bragantino Valdir Sarubbi. Em 1971 na 11ª Bienal de São Paulo ele expôs essa obra que é cor e som, que é Amazônia e Mundo. A arte do Pará desde então seguiu, ou tentou seguir, esta poética do imaginário amazônico. Vamos falar aqui da arte contemporânea no Pará, sobre patrimônio histórico e cultural, espaços de exposição, museus e galerias onde esta arte transita. Inspirados na arte de Sarubbi e buscando ampliar o debate sobre o meio artístico-cultural do Estado.

xumucuis

A Obra Xumucuís de Valdir Sarubbi é a grande obra da arte paraense contemporânea, completa enquanto dinâmica, conceito e sentimento. É coerente com a vida/obra do artista, é interativa de fato (antes da banalização do termo) e trabalha com a matéria memória. Só de pensar nela a arte se apresenta na nossa imaginação.

5 comentários em “Homenagem a Sarubbi”

  1. Parabéns pelo blog xumucuís, conheço a obra do sarubbi e o mesmo é a minha principal referência quando falo ou penso sobre a arte do nosso estado. Pra falar a verdade sou muito influenciado pelas idéias de arte e memória desse grande artista. Com certeza a partir de hoje (hoje é a primeira vez que acesso esta página) estarei buscando informações constantes por aqui.

    um abraço

    egon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s