ENTRESILHAS

886482_138462002992172_424124389_o

Projeto idealizado por Fernanda Grigolin e Luciana Penna realizado em duas etapas, uma na Ilha do Marajó (PA) e outra na Ilha de São Sebastião (SP), trabalho artístico coletivo em múltiplas plataformas com participação de Irene Almeida, Lucas Gouvêa e Ionaldo Rodrigues. Essencialmente experimental Entreilhas é um projeto para ser sentido e vivido, no Tumblr do projeto nos deparamos com imagens, sons e vídeos a primeira vista aleatórios mas que somados criam um conjunto bem inventivo e diverso de vivências artísticas. Realizado a partir do edital 9° Rede Nacional Funarte de Artes Visuais.

Entresilhas from Fernanda Grigolin on Vimeo.

ENTRESILHAS parte de uma iniciativa conjunta da escritora e roteirista Luciana Miranda Penna e da artista visual Fernanda Grigolin. O projeto consiste na construção de um estudo poético sobre duas ilhas brasileiras: uma no Norte do país, a Ilha de Marajó, e outra no Sudeste, a Ilha de São Sebastião. Tal estudo conta ainda com mais 4 artistas, uma residente em São Paulo, a artista gráfica Karina Francis Urban, e três residentes no Pará: o fotógrafo Ionaldo Rodrigues, a fotógrafa Irene Almeida e o artista multimídia Lucas Gouvêa. O fato de a equipe provir de linguagens, gerações e estados distintos é de fundamental importância para a riqueza das soluções coletivas e híbridas a ser desenvolvidas, as quais caminham para culminar em um livro de artista coletivo, realizado em processo artesanal e técnica mista que será editado e distribuido por Publicações Iara, e uma videoarte também elaborada coletivamente, coordenada por Luciana Miranda Penna.

Devemos ressaltar, que mais que um projeto que vise a produtos finais específicos, o ENTRESILHAS é uma proposição que tem o interesse de garantir que os artistas envolvidos tenham a possibilidade de desenvolver suas singulares pesquisas. Cada artista mergulhará no seu estatuto de ilhamento, de ENTRE, do lugar aterrado e do estrangeiro, do não-lugar e do paradoxo que  tal condição continuamente nos instiga a criar e a buscar linguagem próprias. Numa troca permanente, evidente, com a Ilha alheia, o outro.

No limite, o ENTRESILHAS é o locus do ENTRE, entre seis ilhas distintas, seis sujeitos, numa espécie de mîse-em-abisme, de jogo de espelhos, cuja direção só processo de pesquisa e imersão artística poderá revelar. Não sabemos que tesouros nos esperam (haja vista que o tesouro pode ser entendido com o desejo com sua plasticidade que se vem de nós, também nos escapa), não sabemos que tesouros ao certo buscamos, que tesouro enterraremos, do que nos despediremos ou não. Tal estatuto de incerteza ganha mais e significativos contornos, na medida em que, a título de ilustração, parte dos artistas jamais estive junto pessoalmente e só se encontraram no tempo e no espaço via internet. A única certeza talvez seja o buraco, o vazio a que a busca ao tesouro configura e nos impele a ocupar. A forjar em imagem, em som, em corpo, em letra. ENTRESILHAS é também uma espécie de arqueologia do presente para aqui,  para o passado e futuro, para mais a lá. Para um lugar de nós mesmos que se esquecido, ou mesmo desconhecido, incriado que seja, a experiência coletiva pode deflagrar. Assim, do bojo de seis ilhas em diálogo com ILHAS geograficamente postas, uma terceira ILHA surgirá. Advento que também se dará na imbricamento dos seis sujeitos do coletivo com os habitantes do local, ou seja, outras e outras ilhas em troca e movimento contínuo. Quantos ENTRE e entradas tal jogo permutará e permitirá aos envolvidos? É o que queremos saber.

O processo de construção do ENTRESILHAS: relatos, fotos, sons, achados, será relatado em um blog, uma espécie de diário de bordo em que escritos ficcionais,citações/referências acadêmicas/apropriações serão postadas pelos artistas ilhados.  Tal material criado pelos participantes circulará em várias mídias socias como facebook e twitter.

Que mais ilhas nos acompanhem no ENTRESILHAS e que mais ILHAS surjam ad infinitum. Venham, venham! Entrem!, entrem nessa navegação, por favor!

E mais: monte sua a Ilha a partir do material aqui postado e envie para nós no e-mail entresilhas@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s