Exposição “O Exílio e a Cor” de Tikka Sobral // Casa Fora do Eixo Amazônia e Fundação Tancredo Neves

Banner Exilio Final

 

O projeto de exposição “O EXÍLIO E A COR” é uma realização da produtora  “A Senda” com  o patrocínio da “Fundação cultural do Pará Tancredo Neves” e  traz uma artista que tem a linha como principal meio formal e expressivo, e que atrelados a essa prática constrói trabalhos que se utiliza desse elemento formal, simples e complexo, que é a linha, para versar acerca do mundo que a rodeia.

Tikka Sobral, desde suas primeiras construções se apropria da linearidade, em “costuras” que se fazem retilíneas, confusas, caóticas, dramáticas, complexas e, no entanto, coerente, consciente no seu todo. Através deste  juntara as cores como complemento ao seu caos particular, retirando também do seu próprio exílio as peças necessárias para produção visual de cada conto. A releitura pictórica da obra  “O Exílio e O Reino” de Albert Camus, se dará a partir  da construção de uma série de desenhos referenciadas nos personagens contidos nos 6 contos que constituem o livro. Tais contos :  “O Renegado” , ”O hóspede”,” A mulher adultera”, “Os Mudos”,” Jonas ,o pintor”, “A Pedra que Aumenta” , em contextos completamente distintos uns dos outros, abordam o exílio físico ou espiritual (ou ambos) que cada pessoa encontra para dar suporte ou complemento à sua própria existência, onde cada conto se centra na experiência individual de uma única pessoa.

A artista tem como objetivo, Pesquisar as aproximações e limites entre arte visuais e literatura, e as possibilidades de experimentações estéticas derivadas desse encontro tendo como suporte a técnica mista sobre papel, utilizando como referência a obra “O Exílio e O Reino” de Albert Camus. E realizar uma exposição com o resultado da pesquisa e experimentação proposta.

Tikka Sobral, experimenta as possibilidades de instrumentos visuais como o desenho e pintura enquanto discurso estético na contemporaneidade,  ressignificando a obra de Camus tendo a arte visual enquanto suporte e – Pensa artes visuais como dispositivo conceitual ao se apropriar de uma obra em outra linguagem e questiona os limites da arte-conceitual-contemporânea através do traço e da cor contribuindo para as discussões sobre o papel da ação  pictórica na arte contemporânea, desta forma estabelece um diálogo conceitual das artes visuais através da experimentação.

Narjara Oliveira, produtora da artista, nos fala um pouco do processo metodológico que foi trabalhado para a concepção da exposição e sobre o estudo da obra de referência do projeto, explica que, a artista realiza um detalhado estudo da obra “O Exílio e O Reino” de Albert Camus, buscando os elementos provocadores e norteadores do experimento. O objetivo do estudo foi estabelecer as relações conceituais, estéticas e subjetivas necessárias para realizar a construção das obras que comporão a exposição. A artista pesquisou também trabalhos análogos através de consulta a bibliotecas, acervos pessoais, internet e outras fontes de informação. O resultado dessa etapa do processo serviu de guia para a construção da obra em si.

Diante da produção da artista, o curador Ramiro Quaresma selecionou trabalhos que dialogarão conceitualmente com a montagem. A concebida na “CASA FORA DO EIXO AMAZÔNIA e posteriormente na  FUNDAÇÃO CULTARAL DO PARÁ TANCREDO NEVES.

Flyer Web Exilio Final

Serviço:

 

Vernissage: 16 de Abril

1° Exposição

Data 17 à 30 de Abril

Hora: 19h

Local: Casa fora do eixo Amazônia

2° Exposição

Local: Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

Data: De 26/06 à 08/08 de 2013

Contatos : 89086486 / 96387244 / 84483166

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s