Exposição e bate-papo com o fotógrafo Marc Dumas

ikaros_conviteBelem

O salto, o impulso que faz os meninos imitarem o voo dos pássaros. Por apenas alguns segundos, eles flutuam entre o céu e a terra. Nesses instantes preciosos, o olhar estrangeiro de Marc Dumas se mostra atento. Uma mostra das imersões do fotógrafo francês por terras baianas em busca das aventuras de crianças enquanto brincam de voar estará em cartaz na exposição “Ikaros”, que abre no próximo dia 8 de janeiro naKamara Kó Galeria.

Trazendo no título o mito do homem que forjou asas de cera para alçar a liberdade, a mostra reúne 25 imagens. “Ikaros” é o desdobramento da pesquisa a flor da água iniciada durante a realização da primeira série de Dumas no Brasil, intitulada “Porto da Barra”. Sempre na mesma praia,o fotógrafo se concentra desta vez em torno dos meninos e rapazes que vêm mergulhar do alto do famoso trampolim localizado na praia do Porto da Barra em Salvador, na Bahia.

Ao contrário do mito de Ícaro, no paraíso dos meninos não há nenhuma fatalidade. “Saímos da água mais vivos do que nunca e começamos de novo, por puro prazer, sob o olhar zombeteiro das gaivotas”, narra Marc. “Estar no ar, driblar a lei da gravidade que nos obriga a cair na água, lugar de peixes”, poetiza o fotógrafo.

Num registro de sua experiência como expectador dos saltimbancos baianos, Dumas traduz em imagens o projeto no livro homônimo, que também será lançado na abertura da mostra.

Publicado no Brasil em 2011 pela Editora Tempo d’Imagem, “Ikaros” traz depoimentos de Marc. “Os mergulhadores ocasionais do Porto da Barra se jogam espontaneamente na água, e garantem o espetáculo. A foto os promove talvez… mas bem mais importante é o prazer de flutuar no ar um lapso de segundo”, diz o artista. “O gesto é a antítese do desempenho profissional, pois é uma busca da felicidade e da liberdade. Ficar suspenso num equilíbrio improvável, numa posição incongruente, mas que não deixa de ter lá sua elegância, tanto da parte do mergulhador como do fotógrafo”, completa Dumas.

Essa exposição conta com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte Amador Tó Teixeira e Guilherme Paraense, com o patrocínio da BLB Eletrônica.

 

Sobre o artista

Marc Dumas nasceu na França em 1955 e vive em Paris. É designer gráfico e multimídia, ilustrador e fotógrafo. Dirige na capital francesa a editora e agência Tout pour Plaire, especializada em comunicação cultural. Tem publicados, entre outros, três livros de fotografias: Porto da Barra (2009), Robomorphe (2011) e Ikaros (2011), editado no Brasil pela Editora Tempo d’Imagem. É professor de comunicação visual da École Camondo, em Paris.

SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO

Abertura da Exposição “Ikaros”, de Marc Dumas, na Kamara Kó Galeria (Travessa Frutuoso Guimarães , 611, Campina), dia 8 de janeiro, às 19h30. Visitação de 9/01 a 19/01, de 15h às 19h (terças, quartas, quintas e sextas), e de 10h às 13h (sábados). Entrada franca. Informações e agendamentos: 91.32614809 | 91.32614240 kamarakogaleria@gmail.com | www.kamarakogaleria.com

CAFÉ FOTOGRÁFICO

CafeFotografico-emailMKT (4)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s