V Encontro Nacional de Estudantes de Museologia – ENEMU

“Museologia em três tempos: as trajetórias de um campo em (trans)formação”
Este ano, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO sediará a 5ª edição do ENEMU, evento com a maior concentração de estudantes de Museologia do Brasil, além de ser o berço do surgimento do primeiro curso de graduação do país.
Serão comemorados também os 40 Anos da Carta de Santiago e os 80 Anos do Curso de Museologia no Brasil. Além disso, junto ao encontro, acontecerá o 5° Fórum Nacional de Museus, também na cidade do Rio de Janeiro, sediada na Marina da Glória, onde estudantes e profissionais de Museologia e áreas afins poderão avaliar e estabelecer diretrizes para a renovação das práticas nas instituições culturais e museológicas.
O V Encontro Nacional de Estudantes de Museologia visa ao fomento e à estruturação do campo da Museologia, através das diversas atividades propostas. Por isso, contém, no cerne da sua existência, a importância de ser um evento que promove o intercâmbio de conhecimentos de profissionais de museus, estudantes, pesquisadores e todos aqueles que possam agregar e produzir conhecimento à área. Além da confraternização entre estudantes, tão importante para o fortalecimento dos cursos e do campo.
Através deste evento, os estudantes poderão vivenciar o conhecimento e a convivência com os seus colegas de curso em suas diferentes facetas para, além das salas de aula, promover a troca de experiências e informações sobre o passado, o presente e o futuro da Museologia, fazendo deste espaço único e insubstituível.
Com a característica de ser o único evento a nível nacional que reúne estudantes dos catorze cursos de graduação pelo país – além do mestrado em Museologia e agora o recém-criado doutorado –, o V ENEMU tem como princípio incitar a produção teórica e discutir a importância da Museologia como área de conhecimento, inclusive suas características multidisciplinares e interdisciplinares a partir de seu desenvolvimento pautado nos três eixos temporais propostos, – passado, presente e futuro – e o seu papel para além da instituição museu e centros de pesquisa.

LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS – V ENEMU

O que é o ENEMU?

O Encontro Nacional de Estudantes de Museologia – ENEMU – é um importante evento entre alunos e profissionais de Museologia e áreas afins, a nível nacional, com o intuito de promover o intercâmbio de informações através de discussões acadêmicas. É no encontro que se debatem e são propostas questões e caminhos para o rumo do campo museológico, por meio de apresentação de pesquisas, debates, mesas redondas, oficinas, mini cursos e assembléias.
Anúncios

Autor: Deyse Marinho

Estudante de Museologia e Produtora Cultural.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s