Edital de Artes Visuais selecionará trabalhos para exposição no Até o Tucupi

Estarão aptos à seleção da Mostra Coletiva de Artes Visuais, artistas que desenvolvem trabalhos autorais em Pintura, Escultura, Gravura, Serigrafia, Desenho, Grafite, Fotografia, Moda, Design, Performance, Instalação, Videoarte, Videodança, Videomapping, Multimídia, entre outros .

“O edital é a continuação do processo de capilarização do festival, pois entendemos que é uma estratégia que aproxima muito mais artistas com novas propostas e novos formatos. Além disso reforça um dos pilares do festival que é a ideia de colaborativismo, pois ao trazermos novos artistas para esse tipo de participação todos contribuem de forma efetiva para a construção do Até o tucupi 2012”, conta Paulo Trindade, integrante do Coletivo Difusão.

FESTIVAL ATÉ O TUCUPI 2012 | MANAUS/AMAZONAS

REGULAMENTO MOSTRA DE ARTES VISUAIS

O FESTIVAL ATÉ O TUCUPI é um festival de artes integradas que promove a interação entre os diversos segmentos da arte. Produzido pelo Coletivo Difusão e Circuito Fora do Eixo o festival tem como foco valorizar as produções artísticas realizadas no Amazonas e promover o intercâmbio entre os agentes culturais de outras regiões do país visando ações de qualificação, produção, circulação e troca de tecnologias sociais referentes a cadeia produtiva da cultura independente.

1 – DO OBJETO

Constitui objeto deste estabelecer regras gerais e específicas para a seleção de trabalhos e projetos artísticos na modalidade de Artes Visuais (Pintura, Escultura, Gravura, Serigrafia, Desenho, Grafite, Fotografia, Moda, Design, Performance, Instalação, Videoarte, Videodança, Videomapping, Multimídia, entre outros) que farão parte da Mostra Coletiva de Artes Visuais do Festival Até o Tucupi 2012.

2 – DA MODALIDADE DO FESTIVAL

A Mostra Coletiva de Artes Visuais que acontece no Festival Até o Tucupi 2012, possui caráter não competitivo, com a finalidade de proporcionar intercâmbio entre Artistas, Curadores, Produtores e agentes culturais no intuito de construir um diálogo com as mais diversas linguagens artísticas (teatro, literatura, música, audiovisual), instigando a valorização da produção artística cultural no Estado e promovendo a difusão de Artistas e obras por todo o Brasil.

Estarão aptos à seleção da Mostra Coletiva de Artes Visuais, artistas que desenvolvem trabalhos autorais em Pintura, Escultura, Gravura, Serigrafia, Desenho, Grafite, Fotografia, Moda, Design, Performance, Instalação, Videoarte, Videodança, Videomapping, Multimídia, entre outros . Caso o artista seja selecionado seu projeto, trabalho ou obra, integrará uma exposição coletiva com duração de 05 dias de visitação durante a programação do Festival Até o Tucupi 2012, de 11 a 15 de Setembro 2012.

A exposição coletiva do Festival Até o Tucupi 2012 terá composição ilimitada  sendo os trabalhos selecionados por uma curadoria e divididos em exposição física e exposição virtual. A organização do Festival convidará Artistas Visuais de Manaus, da Região Norte, Brasil e América Latina para compor a Mostra Coletiva de Artes Visuais com seus projetos, trabalhos e obras.

3 – DAS INSCRIÇÕES

3.1 – As inscrições dos Projetos/Trabalhos/Obras no Festival Até o Tucupi 2012 serão efetuadas de 28/06/2012 a 28/07/2012 por meio do site http://www.festivalateotucupi.com/. O resultado com a lista dos selecionados será divulgado no dia 11 de agosto de 2012

3.2 – A inscrição não garante a classificação automática dos inscritos em qualquer fase do Festival Até o Tucupi;

3.3 – Poderão inscrever-se artistas individuais, coletivos ou trabalhos realizados em rede;

3.4 – A Mostra Coletiva de Artes Visuais possui caráter não competitivo, habilitando assim, artistas do Coletivo Difusão e Circuito Fora do Eixo que estejam envolvidos direta ou indiretamente na organização do evento a participarem do processo seletivo.

3.5 – Os projetos, trabalhos ou obras que tenham participado no Festival Até o Tucupi de 2011 não participará da seleção do Festival Até o Tucupi de 2012.

3.6 – A efetivação da inscrição pelo concorrente no presente evento implica na aceitação de todas as normas contidas neste regulamento.

3.7 – Ao se inscreverem os proponentes deverão preencher todos os campos de informação solicitados. na ficha de inscrição disponível no site www.festivalateotucupi.com (nome; curriculo breve, link para fotos; link para vídeos e release/concepção do projeto)

4 – DA SELEÇÃO

4.1 – Os projetos, trabalhos ou obras inscritos serão analisados por uma curadoria formada por profissionais das Artes Visuais e produtores culturais. Serão avaliadas: qualidade, estética e originalidade artística.

4.2 – As decisões da curadoria de seleção são irrevogáveis, não podendo ser impetrado qualquer recurso.

5 – DA DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS

A Organização do Festival Até o Tucupi divulgará os selecionados pelos canais de comunicação do festival. Também será feito contato pessoal com cada artista, coletivo ou rede selecionada, via correio eletrônico.

6 – DA APRESENTAÇÃO NO FESTIVAL

6.1 – A montagem dos trabalhos será pré estabelecida pela curadoria em conjunto com  artistas, coletivos ou rede após o processo de seleção do projeto, trabalho ou obra. A Comissão Organização arcará apenas com os custo de produção, montagem/desmontagem, da exposição física e divulgação/comunicação de ambas as exposições.

6.2 – A duração da exposição coletiva será de 05 dias integrando a programação do Festival Até o Tucupi 2012.

6.3 – Após a desmontagem da exposição os trabalhos terão o prazo de 30 dias para retirada na sede do Coletivo Difusão situado na Rua Monsenhor Coutinho, 801 Centro.

6.4 – Após o encerramento das atividades do Até o Tucupi todos os trabalhos serão digitalizados e integrarão o acervo de artes visuais do coletivo para fins de difusão, formação e divulgação em festivais, escolas, universidades, espaços culturais, cineclubes, exposições coletivas e projetos desenvolvidos pelo Coletivo Difusão e o Circuito Fora do Eixo. O Coletivo Difusão garantirá os direitos de autoria de cada projeto.

6.5 – O Festival Até o Tucupi será realizado no mês de setembro de 2012.

7 – CASOS OMISSOS

7.1 – As dúvidas de interpretação ou integração de lacunas deste regulamento cabem à Organização do Festival Até o Tucupi 2012, sendo a Comissão de Seleção soberana, não cabendo veto ou recursos as suas decisões.

7.2 – Outros esclarecimentos poderão ser obtidos pelo endereço eletrônico coletivodifusao@gmail.com, telefone: 92 3307-9570.

Anúncios

Autor: Deyse Marinho

Estudante de Museologia e Produtora Cultural.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s