Encontro Impresso (espaço 5)

O projeto encontro impresso (espaço 5), contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, será realizado de 28 a 30 de maio, das 17h às 20h, na Escola de Teatro e Dança, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com o intuito de abrir espaço para as mais diversas linguagens, o programa  inclui videoinstalação; audioarte; lançamentos e distribuições de publicações; atividades culinárias e apresentações artísticas, como intervenção e performances. A entrada é gratuita.

Carla Zaccagnini, Raquel Stolf, Paulo Vivacqua, Traplev e Orlando Maneschy são os artistas responsáveis pelo desenvolvimento das atividades artísticas durante os três dias do evento. A coordenação do projeto é assinada por Trapev, que promove estes encontros desde 2010, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Um dos destaques do programa é a distribuição de publicações como ReciboCaderno e.i-lRevista Piseagrama, produzidas durante as outras edições do programa. Durante a permanência do grupo de artistas em Belém do Pará será produzido um número especial da publicação Recibo, com previsão de ser lançada e distribuída em agosto deste ano.

Na segunda-feira, 28 de maio, o coordenador do projeto encontro impresso(espaço 5), Traplev, vai abrir o evento apresentando a revista Recibo e seu trabalho de prática editorial e impressa no campo da produção experimental de artes visuais. Em seguida, a artista Carla Zaccagnini apresenta sua pesquisa de criação do livro Elements of Beauty, ainda em fase de desenvolvimento. A publicação faz  referência à declaração de Mary Richardson (sufragista britânica, assim conhecida por integrar o movimento em defesa da concessão do direito ao voto às mulheres), que atacou, a facadas, uma obra de Velázquez – A Vênus do Espelho – na National Gallery de Londres, em 1914. Segundo Zaccagnini, trata-se de uma reunião documental de ações de destruição de obras de arte entre os anos de 1913 e 1914. “A ideia é tentar uma aproximação visual a essas ações, como as obras eram escolhidas e o resultado dos chamados ‘ultrajes’ a partir da visualidade”, define a artista.

Terça-feira, 29 de maio, Raquel Stolf  apresenta a atividade Abafador de Ruídos, que estimula  uma caminhada por algum lugar da cidade, usando os “abafadores de ruídos” – equipamentos de proteção individual utilizados em aeroportos ou na operação de máquinas industriais, por exemplo – e também uma audição de publicações sonoras combinada com uma conversa sobre esse contexto.  Já o artista Orlando Maneschy pretende desenvolver sua pesquisa fazendo uma ponte entre a prática artística colaborativa e a individual. E terá como ponto de partida para as suas ações o próprio projeto encontro impresso (espaço 5).

O último dia do encontro, quarta-feira, 28, contará com a presença do artista Paulo Vivacqua apresentando sua pesquisa na área de audioarte e instalações sonoras. Ao final da exposição de seu trabalho, Vivacqua fará uma apresentação performática-sonora para o público.

Sobre a revista Recibo

Recibo é uma publicação experimental de artes visuais, lançada em 2002, em Florianópolis, e editada pelo artista Traplev. A revista se define como uma plataforma curatorial-gráfica, e tem como princípio agenciar projetos e ações relacionadas às práticas artísticas de análise crítica, circulação e dispersão de ideias. A publicação foi contemplada pelo Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura, em 2009, e tem como meta produzir seis novas edições que serão finalizadas no decorrer de 2012.

Serviço:

encontro impresso (espaço 5), do artista Traplev

Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais

Dias 28, 29 e 30 de maio, das 17h às 20h

Programação:

28 de maio – Encontro com os artistas Traplev e Carla Zaccagnini. Lançamento de publicações

29 de maio – Atividade “abafador de ruídos”, da artista Raquel Stolf, e encontro com Orlando Maneschy

30 de maio: Apresentação do artista Paulo Vivacqua, com encerramento sonoro

Local: Escola de Teatro e Dança – Universidade Federal do Pará

Travessa D. Romualdo de Seixas, nº 820, Belém (PA)

Entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s