Exposição Symbiosis de Roberta Carvalho no Atelier da Imagem / RJ

O projeto Symbiosis continua sua trajetória de arte e tecnologia Brasil afora, depois da excursão com o Circuito Sesc de Artes pelo estado de São Paulo agora chega ao Rio de Janeiro como exposição na galeria do Atelier da Imagem. Os belos registros das projeções em árvores, feitos pela própria artista, vão muito além da documentação e se firmam como um desdobramento fundamental para a compreensão da dimensão artística do Symbiosis, um dos projetos artísticos mais inventivos e impactantes da arte contemporânea no Brasil.

Symbiosi é um termo da ecologia que designa uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes. E é dessa forma que a symbiosi, aqui proposta, ocorre. Entre os entes: imagem (arte) e natureza, sendo a natureza hospedeira da arte, criando com ela um novo ser, um UNO. E desta relação uma coisa outra é gerada: escultura de luz, uma criatura verde, uma árvore observadora.

A proposta deste projeto e sua grande peculiaridade poética vai muito além da utilização da árvore como um anteparo para uma imagem, recurso já experimentado por alguns artistas pelo mundo, e leva ao extremo o nome que o designa. Propõe um estudo morfológico das copas das árvores. A imagem que se projeta, figuras humanas geralmente de amazônidas, tem uma relação formal estreita com o desenho da árvore e uma relação simbólica com o lugar onde estas árvores se encontram. É o corpo se adequando ao espaço da natureza, para com ela formar um só organismo, em uma delicada relação simbiótica e simbólica que suscita reflexões acerca da nossa relação de identidade com a natureza e vice-versa.

A exposição na Galeria do Ateliê irá apresentar dois vídeos e cerca de 16 fotografias em diversos formatos dos registros de intervenções já realizadas pela artista em lugares diversos como a Ilha de Combú e Belém(PA), Paraty (RJ) e Sorocaba (SP). No dia da abertura, haverá uma intervenção numa árvore do jardim do Ateliê da Imagem e bate-papo com Roberta. A curadoria é de Patricia Gouvêa, com texto de Mariano Klautau Filho, Curador do Projeto Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, do Pará, que Roberta ganhou no ano de 2011.

SYMBIOSIS | Exposição de Roberta Carvalho

Galeria do Ateliê
Abertura: 9 de março às 19h
Visitação: até 5 de maio de 2012
Seg a sex de 10h às 21h e sábados de 10h às 17h
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur 453 Urca RJ

Fonte: Atelier da Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s