Exposição “Pneumática” do artista paraense Paulo Paes, será aberta no Palácio Gustavo Capanema, no Rio

Imagem

O Mezanino do Palácio Gustavo Capanema, no Rio, recebe, a partir do dia 6 de março, às 19h, a exposição “Pneumática”, do paraense Paulo Paes. A mostra revela a arte dos balões, através de esculturas infláveis, resultado de uma pesquisa do artista plástico sobre balões de papel de seda e do seu contato com baloeiros das zonas Norte e Oeste do Rio. A exposição fica em cartaz até o dia 4 de maio. A entrada é franca e a classificação, livre.

Contemplada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010, da Fundação Nacional de Artes, “Pneumática” mostra o trabalho individual de Paulo Paes que constrói, pacientemente, gomo a gomo, suas esculturas. Para o presidente da Funarte, Antonio Grassi, ao conceder esse prêmio a artistas que valorizam a cultura popular, a Fundação Nacional de Artes estimula a multiplicidade de linguagens e tendências em suas mais variadas modalidades de manifestação, contribuindo para a difusão, o fomento e a reflexão das artes visuais.

Ao se apropriar das bases técnicas da arte dos balões, Paes mergulha nas questões puramente espaciais e pictóricas envolvidas, criando objetos infláveis, de caráter efêmero, feitos em papel de seda, dissociados da função original de artefato voador. Seus balões são seguros, pois não usam fogo para serem inflados e não voam. São esculturas de escalas variadas, insufladas por ventoinhas, que ao se encherem de ar ganham volume, adquirem peso e ocupam um lugar no espaço, sempre em nome de uma potência estética que se dá nas relações e na vibração das cores.

Desse modo, “Pneumática” resgata e preserva fundamentos tecnológicos e elementos visuais de uma tradição enraizada na memória coletiva que está ameaçada de extinção, por causa dos riscos que a atividade de soltar balões representa. A exposição cria, assim, uma alternativa para a sobrevivência dessas matrizes culturais populares, através de uma produção autoral de arte contemporânea.

A vivência com o balonismo, onde foi mais espectador e pesquisador do que membro efetivo de uma confraria, possibilitou a Paulo Paes uma liberdade de expressão e associação mais extensa. Sua afinidade imediata foi com as técnicas e os materiais utilizados. Além disso, a abordagem estética era bastante similar a algumas coisas que o autor trazia na memória: a visualidade oriental, o lançamento executado como em um ritual, as sutilezas da engenharia, o êxtase coletivo provocado pelo balão como objeto estético.

Sobre o artista

Paulo Paes nasceu em Belém do Pará, onde viveu até os 17 anos. Em 1978, mudou-se para o Rio de Janeiro, ingressando na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde permaneceu como aluno e, posteriormente, como professor até 1992. Participou de diversas exposições individuais e coletivas. Em 1992, concebeu e coordenou, em parceria com Ricardo Basbaum e Ricardo Sepulveda, a exposição coletiva ”Eco-Sensorial”, no Rio de Janeiro.  Em 1991, foi selecionado para expor na 21ª Bienal Internacional de São Paulo.  Em 1984, participou da coletiva “Como vai você, geração 80?”, no Rio de Janeiro.

Serviço:

“Pneumática”, de Paulo Paes

Contemplada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010

Abertura: Terça-feira, 6 de março, às 19h

Visitação: De 7 de março a 4 de maio de 2012, segunda a sexta, das 9h às 18h

Mezanino do Palácio Gustavo Capanema – Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Rua da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro

Entrada gratuita

Classificação etária: Livre

Mais informações:

Centro das Artes Visuais (Ceav)
Tel: (21) 2279-8090
Fax: (21) 2279-8089
cavisuais@funarte.gov.br

Fonte: Funarte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s