Salão UNAMA de Pequenos Formatos: homenagem à arte paraense dos anos 80

Ficha de Inscricão – Salão Unama de Pequenos Formatos
Regulamento – Salão Unama de Pequenos Formantos

O revival dos anos 80 também chegou às artes plásticas, mas nada de cultura trash ou os exageros que marcaram a chamada “década perdida”. O Salão Unama de Pequenos Formatos, em sua 12ª edição, vai resgatar essa época prestando uma homenagem aos artistas plásticos que fizeram dos anos 80 uns dos mais culturalmente intensos no Pará.
Jorge Eiró, Emmanuel Nassar, Ronaldo Moraes Rêgo, Dina Oliveira, Marinaldo Santos, PP Conduru, Rosângela Brito e Simões são alguns dos vinte artistas paraenses que terão suas obras expostas em uma sala criada especialmente para eles: a “80 Desenho 80”. O nome é uma referência ao número de obras que farão parte da exposição e a década que será homenageada. “A intenção da curadoria é trazer para o espaço do Salão raridades produzidas por jovens artistas, na ocasião, e que hoje fazem parte de um grupo significativo no panorama da arte contemporânea paraense”, explica Emanuel Franco, curador do Salão.
Franco diz que, além da homenagem, no espaço anexo à Galeria de Arte Graça Landeira, será montada uma grande instalação de título “A Metrópole de Barro” com obras do artista paraense Clayton do Nascimento, que reside e produz na agrovila de Apéu, município de Castanhal. A instalação se compõe de 200 peças em cerâmica feitas do reaproveitamento de barras de tijolos que são manipulados pelo artista formando um conjunto de peças que sugerem um grande núcleo urbano.
O Salão Unama de Pequenos Formatos contará mais uma vez com a exposição de obras selecionadas de artistas locais e nacionais. Serão desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, objetos ou fotografias, instalação e vídeo que podem ser inscritos até o dia 17 de março. O salão distribui este ano R$ 16 mil em premiações e será inaugurado no dia 4 de maio. Para artistas residentes fora de Belém, esta data será considerada como limite de postagem das obras.
Franco explica, ainda, que podem inscrever-se, gratuitamente, artistas brasileiros, naturalizados e estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos. A ficha de inscrição, original, fotocopiada ou reproduzida do site da Unama (www.unama.br), deve ser preenchida e assinada. O artista deve ainda declarar, obrigatoriamente, os valores em reais das obras inscritas, além de anexar seu currículo artístico atualizado. As fichas incompletas, rasuradas ou sem assinatura serão inválidas.
No caso das fichas de inscrição de autoria coletiva, o nome do grupo e seus integrantes devem ser informados. Um dos artistas, indicado pelo grupo, assinará a ficha, a quem caberá receber a premiação. Os artistas ou grupos têm que apresentar, no mínimo, três obras em uma das categorias: desenho, pintura, gravura, escultura, objeto ou fotografia. Quanto às obras bi ou tridimensionais, elas não podem ultrapassar 40 cm, em cada uma de suas dimensões, incluída a moldura.

Obra de Danielle Fonseca vencedora da edição passada do Salão.

Serviço: Inscrições no XII Salão Unama de Pequenos Formatos, na Galeria de Arte “Graça Landeira”, campus Alcindo Cacela, 287 – Umarizal. E-mail: galeria@unama.br. Mais informações: 4009-3148 / 4009-3150

Fonte: Unama

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s