Oficina “Memórias em linhas: o desenho a partir do fotográfico” com Ricardo Macêdo – FotoAtiva

A Fotoativa abre o calendário 2012 com uma oficina inédita na associação: “Memórias em linhas: o desenho a partir do fotográfico”, ministrada pelo artista visual paraense Ricardo Macêdo. Dirigida a fotógrafos, designers e estudantes de Artes Visuais e Arquitetura a partir dos18 anos, a atividade acontecerá entre os dias 08 e 12 de fevereiro de 2012 no Fórum Landi, em Belém.

Nas palavras de Ricardo Macêdo, “a oficina trata de um dado muito comum nas produções artísticas atuais: a interdisciplinaridade. Duas linguagens servirão como suporte: a fotografia e o desenho, tendo em vista a seguinte questão: se imagens comportam elementos visuais, podemos encontrar em uma paisagem elementos básicos da comunicação visual (texturas, tons, cores, escala, etc).

Contudo, como perceber uma imagem a partir desse viés? A oficina visa tratar da alfabetização do olhar a partir do reconhecimento de elementos visuais em fotografias antigas, para, assim, transformá-las em desenhos, tendo como suporte técnicas como esfumato, luz e sombra, hachura etc.”.A oficina também incluirá filmes, animações, documentários e visita monitorada a uma exposição.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da Fotoativa até o dia 10 de fevereiro.
Ricardo Macêdo
– Professor e artista visual, é mestrando em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem (UFMG), formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará e Design de Interiores pela Escola Técnica Federal. É um dos editores do blog novas-medias.blogspot.com. e colaborador da MARÉ-Revista de críticahttp://materias.atelie397.com/artigo/revista-mare-editorial-1/. Participou de exposições coletivas e individuais, entre elas: ARTE PERFORMANCE BRASIL, MAM Rio de janeiro, 2011; Diário Contemporâneo de Fotografia, 2011; TRAMPOLIM-VÍDEO, Espírito Santo, 2011; Salão Arte Pará 2010 com os trabalhos “Cafetinagem” e “Relações Intercambiáveis”; ”A pele do invisível” Prêmio de Artes Visuais SECULT 2010; e “Identidades Móveis” Prêmio do Banco da Amazônia de Artes Visuais 2010.
SERVIÇO
Oficina “Memórias em linhas: o desenho a partir do fotográfico”
Data: 08, 09, 10, 11 e 12 de fevereiro de 2012, de 09 às 12 horas
Local: Fórum Landi (Rua Siqueira Mendes – Praça do Carmo, nº 60 – Cidade Velha-Belém/PA)
Inscrições: de 25 de janeiro a 10 de fevereiro, de 9 as 18 horas, na sede da Fotoativa (Praça Visconde do Rio Branco – Praça das Mercês, nº 19 – Campina – Belém/PA).
Público alvo: Fotógrafos, designers, estudantes de artes visuais, arquitetura e áreas afins, a partir de 18 anos.
Material que o aluno deve levar: 03 (três) fotografias antigas, que podem ser do álbum de família, paisagens ou naturezas mortas; 01 lápis: 6B.
Investimento: R$ 130,00 / pessoa
Informações: (91) 3225-2754, a.fotoativa@gmail.com
Fonte: FotoAtiva
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s