Exposição “Efêmera Paisagem” de Alberto Bitar – Kamara Kó

“Efêmera Paisagem […] transgride o código fotográfico ao utilizar a fotografia no seu avesso. Aqui a linguagem não se preocupa em pontuar a memória, mas em restaurá-la com todo o poder de magia, imaginação, mistério e assombro que assolava o artista ainda menino quando viajava com seus pais”.

Eder Chiodetto (Mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo, curador independente, fotógrafo e editor, Chiodetto foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti de 2004 e foi eleito o melhor curador de fotografia 2008/2009 pela Revista Clix).

“Em Efêmera Paisagem, a fotografia é conduzida a um território incerto, sobrepondo as noções de passagem, transitoriedade e apagamento. […] Entre o reconhecimento e a transfiguração, Bitar nos aproxima de um estado de consciência impreciso, daquilo que é dificilmente dito ou descrito, ainda que permeie todas as formas de ver e de estar no mundo”.

Heloísa Espada (Crítica e curadora com doutorado em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Heloísa assina o texto da nova exposição da série de Alberto Bitar. É coordenadora da área de artes visuais do Instituto Moreira Salles).

“Efêmera Paisagem é constituída de delicadas cenas, recobertas de afeto em que se sobressai uma estética concebida com sutileza e sensibilidade. Os passeios a Mosqueiro, na infância, pontuados pelo carinho materno e paterno, pelas imagens embaçadas percebidas à distância, modificadas com a velocidade, transformam-se em preciosas lembranças que o artista traduz em arte”.

Marisa Mokarzel (Diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, da Secretaria de Cultura do Pará, foi curadora da primeira exposição da série Efêmera Paisagem, em 2009. Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro).

.
Via: Kamara Kó

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s