Exposição “Vestígios Arqueológicos: o passado no presente” – Curso de Museologia/UFPA

Qual a primeira coisa em que se pensa ao ouvir a palavra “Arqueologia”: coisas velhas? Tesouros? Indiana Jones? Múmias? Pirâmides do Egito? Dinossauros?

Para mostrar um pouco do que trata realmente a Arqueologia, os alunos do curso de Museologia da UFPa promoverão a exposição “Vestígios Arqueológicos: o passado no presente”, na galeria César Moraes Leite, do Vadião, de 20 de junho à 1° de julho, das 10h às 17h. A atividade faz parte da avaliação da disciplina “Arqueologia da Amazônia”, ministrada pela Profª Denise Schaan, que também coordena o projeto.

O tema da exposição é a Arqueologia em si: o que ela estuda, como estuda e sua importância para sociedade. Muitas vezes, a ideia que algumas pessoas tem da Arqueologia pode ser um tanto deturpada, devido ao estereótipo alimentado principalmente pelo cinema: caças à tesouros, maldições, entre outros. Portanto, esta exposição vem a ser uma oportunidade para esclarecer o que a Arqueologia realmente é. Serão expostos objetos coletados em escavações na própria região Amazônica, a qual é um grande campo de pesquisa arqueológica, fato desconhecido por muitos.

Essa é a primeira exposição organizada inteiramente pelos estudantes de Museologia, o que dá a eles a oportunidade não apenas de vivenciar um dos campos de atuação do Museólogo, mas também de contribuir com a comunidade acadêmica em geral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s