Programação Semana de Museus – Museologia/Ufpa – SIM/Secult – Museu Goeldi

O Curso de Bacharelado em Museologia (FAV/ICA/UFPA) em parceria com o Sistema Integrados de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado da Cultura (SIM/SECULT) e  Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), promoverá o ENCONTRO CIENTÍFICO-CULTURAL “MUSEU E MEMÓRIA, PAISAGENS NA HISTÓRIA” em COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS no período de 18 a 21 de maio de 2011.

 INSCRIÇÃO: A inscrição poderá ser realizada gratuitamente  a partir do dia 09 de maio de 2011 através do seguinte endereço eletrônico:

cursodemuseologiaufpa@gmail.com

NÚMERO DE VAGAS:  100 (cem).

Atenciosamente,

Comissão organizadora:

Prof. Msc. Luiz Tadeu Costa (Coordenador do Curso de Museologia – FAV/ICA/UFPA)

Profª Mestranda Luzia Gomes ( FAV/ICA/UFPA)

Profª Mestranda Priscila de Jesus (FAV/ICA/UFPA


ENCONTRO CIENTÍFICO-CULTURAL SOBRE A TEMÁTICA “MUSEU E MEMÓRIA,PAISAGENS NA HISTÓRIA”: COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DOS  MUSEUS
 –
18 a 20 de Maio de 2011.

O Conselho Internacional de Museus (ICOM), em comemoração ao diainternacional dos museus, em 18 de maio, propõe anualmente um tema para reflexãoda comunidade acadêmica, agentes públicos e, o público em geral, que trabalhamdireta e indiretamente com os museus e/ou espaços culturais. O tema de 2011 é sobrea importância dos museus para a história dos povos e das sociedades, expresso na temática “Museu e Memória”.
O Encontro científico-cultural localmente se desdobrará sobre a temática “MUSEU E MEMÓRIA, PAISAGENS NA HISTÓRIA”, organizada conjuntamenteentre o Curso de Museologia do Instituto de Ciências da Arte/ICA da UniversidadeFederal do Pará/UFPA, o Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria deEstado da Cultura – SIM/SECULT e o Museu Paraense Emílio Goeldi/MPEG, comoparte do convênio de cooperação técnica, científica e cultural celebrado entre asinstituições. O objetivo do evento é de pensarmos coletivamente sobre os museuslocais gerenciados pela SECULT- PA, com suas coleções e territórios patrimoniais,também como espaços de produção de conhecimento e em interação com a sociedade. Nesta direção, compreendemos a categoria de estudos em torno do tema “paisagens”, como zonas de intercampos de saberes e fazeres. Em outros termos, vislumbramos a noção de “paisagens” como um campo de estudos, que visa dialogar apartir da Antropologia Social, da História, da Museologia e da Arte, com algumascategorias relativas à dinâmica natureza e cultura, tentando ultrapassar uma noção bináriaexcludente. Propomos uma reflexão sobre as categorias Museu, Memória e Paisagem–  sempre considerando que se trata de “paisagens” -, associando-a a Cidade e os discursosdos Museus e suas representações. Neste sentido, adentramos no tema proposto parareflexão do dia 20 de maio, “MUSEU E MEMÓRIA, PAISAGENS NA HISTÓRIA”.
O encontro científico cultural é uma realização dos Grupos de Pesquisa “Para Além dos Muros do Museu” do Curso de Museologia da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (FAV/ICA/UFPA), doPrograma de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES/ICA/UFPA), do Grupo de Pesquisa “Antropologia da Paisagem na Amazônia” ligada à linha de pesquisa“Paisagem, Memória e Gênero” do Programa de Pós-Graduação em Antropologia doInstituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará(PPGA/IFCH/UFPA) e do Grupo de Pesquisa “Arqueologia Pública” do PPGA/IFCH/UFPA, em parceria com o Governo do Estado do Pará por meio daSecretaria de Estado da Cultura e seu Sistema Integrado de Museus e Memoriais(SECULT/SIM) e o Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s