Exposição de azulejos raros no Palacete Pinho

Belle Époque: Um passeio deslumbrante ao passado. Esse é o nome da exposição, aberta na noite desta sexta-feira (25), no Palacete Pinho. A mostra reúne cerca de 300 azulejos e artigos de decoração que resgatam a história de Belém, entre os séculos XVII e XX. As peças fazem parte do acervo pessoal da colecionadora paraense Rosa Soares. Os objetos ficarão expostos até o final do mês de abril.

Para a colecionadora este momento é único. A primeira vez que reúno essa quantidade de peças em uma exposição, conta Rosa Soares que possui o maior acervo de azulejos raros do Norte e Nordeste do Brasil. Ao todo, são aproximadamente duas mil peças que ela guarda dentro de sua residência há mais de 35 anos.

Uma de suas primeiras peças foi herdada de seus pais, que também tinham paixão por artefatos antigos. Meu pai sempre arrematava objetos em leilões, que naquela época eram mais valiosos. Eu também ia aos leilões com ele, mas minha paixão por azulejos começou depois, relembra Rosa. Eu tinha uns três azulejos em casa, mas não dava muita importância, até que um dia olhei para eles com outros olhos e desde daí a paixão de colecionar começou, revelaa.

A coleção, que remete a luxuosa época áurea da Belle Époque, inclui belos exemplares de azulejos decorados, sejam com flores, figuras geométricas, arabescos ou mosaicos. Em sua grande maioria foram importados de países como Portugal, França, Holanda, Inglaterra, Espanha, Alemanha e Bélgica, para revestir alguns dos mais suntuosos casarões de Belém.

Em particular, a colecionadora mostrou os azulejos que ela mais admira. São duas peças de origem francesas desenhadas com rostos femininos, do ano de 1905. De acordo com Rosa, elas caracterizam exatamente o período da Belle Époque. Além da beleza das peças, me orgulho de tê-las, pois só a cidade de Belém teve, destaca.

Serviço: A exposição ficará aberta para visitação de segunda-feira a sexta, nos horários de 09h às 17h, até o final do mês de abril.

Por Izabelle Araújo / Fotos: Elivaldo Pamplona

Anúncios

4 comentários em “Exposição de azulejos raros no Palacete Pinho”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s