Amazônia é destaque em museu missionário na Itália (Boletim E-Museus)

 

Os cheiros, cores e sabores da região amazônica estarão bem próximos dos italianos. A partir de 4 de fevereiro, o Museu Missionário da Amazônia (MUMA), em Assis, na Itália, oferecerá ao visitante uma verdadeira experiência sensorial sobre a área.

Um sofisticado sistema audiovisual reproduzirá sons e imagens da região, que ilustram as missões dos frades capuchinhos e a vida e cultura do Alto Solimões brasileiro.  Em cem anos de missões, os capuchinhos construíram igrejas, hospitais, escolas e fábricas na região e tiveram contato com os índios Ticuna e seus costumes.

No acervo do museu está ainda um rico material formado por objetos que apresentam a Amazônia em seus vários aspectos: ambiente, flores e frutos, peixes, insetos, animais de toda espécie e máscaras de rituais Ticuna.

O MUMA existe desde 1973, em outro formato, e é um museu histórico, etnográfico e científico que conta a história das missões dos frades capuchinhos da Úmbria na região amazônica do Brasil, Peru e Colômbia.  A reformulação do espaço o torna o primeiro do mundo em seu gênero ao incluir recursos multimídia e transformá-lo em um museu interativo.

Fonte: Ibram

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s