Exposição “Olhos de ver Belém” até 30 de Outubro na FotoAtiva

Foram três meses de oficinas e mais de 55 alunos que participaram de atividades de fotografia artesanal, como Pinhole, Pincel de Luz, e ainda Projetos Gráficos, Informática Básica e Manutenção de Computadores, e Serigrafia, que foi a novidade da programação. “As oficinas eram encadeadas, uma preparava o aluno para a que vinha em seguida. E a serigrafia foi baseada no que os alunos produziram na oficina de Pincel de Luz. Então eles puderam confeccionar camisetas das imagens que eles mesmos produziram”, diz Irene. “O legal foi que eles puderam aprender serigrafia e já criar e vender o que confeccionaram”, completa. As camisetas foram inspiradas na temática do Círio de Nazaré, e resultaram numa linha de estampas exclusivas, à venda da sede da associação.

O “Olhos de ver Belém” é o desdobramento das ações do Ponto de Cultura Fotoativa. O projeto surgiu em 2008, e teve sua primeira edição em 2009. A proposta foi uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional dentro do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. A idéia é despertar a população próxima dos prédios tombados para o valor histórico e artístico do lugar. “O projeto teve como pano de fundo a questão da relação dos participantes com a área em que moram ou trabalham. Além de oferecer a oportunidade de dar novos contornos a esta relação, o projeto possibilitou a abertura de horizontes profissionais para os alunos”, diz Michel Pinho, diretor da Fotoativa. “As atividades deste ano são complementares às do ano passado, quando desenvolvemos uma oficina de turismo, e as pessoas puderam aprender sobre a história da Campina e passaram a valorizar isso. E muitos desses alunos voltaram este ano para participar das novas atividades”, explica.

Exposição “Olhos de ver Belém”, até 30 de outubro, na sede do Ponto de Cultura Fotoativa, na Praça das Mercês,. Visitação: segunda à sexta, de 9h às 13h, de 14h às 18h. Sábado, de 9h às 13h. Entrada gratuita.

Fonte: Diário do Pará

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s