Tipos Latinos 2010 – Exposição e Palestras da Quarta Bienal de Tipografia Latino-americana – Sesc Boulevard

Dia 23 de setembro Belém recebeu a 4ª Bienal Tipos Latinos. A mostra está no SESC Boulevard, em frente a Estação das Docas, onde permanece até dia 30 de outubro.

É a primeira vez que a Bienal é exibida no norte, proporcionando ao público em geral e aos Designers paraenses um maior contato com o Design Tipográfico da América Latina. A tipografia é uma área de atuação do Designer ainda pouco desenvolvida no Norte. Esoeramos que seja a oportunidade para iniciar a discussão e o desenvolviemento de Tipografias do Norte.

O amapaense Marconi Lima, que tem trabalhos exibidos nesta Bienal, fará uma palestra dia 30 de outubro, no próprio SESC, falando sobre seu trabalho.

Do Blog http://blog.forminform.com.br/

Comentário: em visita a exposição o blog se deparou com uma das exposições mais interessantes já vistas por estas bandas, claro, para um publicitário. É fantástico ver como o design é pesquisado e resignificado, e vai muito além da diagramação e do layout do dia-a-dia, em agências de comunicação, estúdios de design e/ou freelancer. O design é uma forma de ver e inventar o mundo, de dar uma face criativa e artística ao abstrato, ao sonho. Aliás, é triste ver o rumo que o design gráfico vai no estado do Pará, em todos os níveis, do governo à micro-empresa, passando pelas grandes redes de comércio. O descaso com a identidade visual e seus desdobramentos, a confusão conceitual gerada na comunicação pela dispersão de atenção do público pela má utilização de seus elementos visuais básicos. Manual de identidade é algo raro. A utilização sem critério e adequação da tipologia talvez seja o maior equivoco na publicidade feita no Pará, com uma sucessão de clichês onde imperam a Garamond, Franklin, Futura e as fontes de sistema, e onde Comic Sans e Century Gothic resistem, e  se alternam de janeiro a dezembro. A exposição está muito bem montada e a impressões de ótima qualidade. Vale muito a pena a visita, pra não dizer obrigatória, para todos os designers, diretores de arte e publicitários da cidade. O espaço para exposições do Sesc Boulevard é uma nova e excelente opção para exposições em Belém.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Uma consideração sobre “Tipos Latinos 2010 – Exposição e Palestras da Quarta Bienal de Tipografia Latino-americana – Sesc Boulevard”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s