Museu do Círio

O Museu do Círio finalmente contemplou a maior festa do estado do Pará em toda a sua dimensão simbólica, cultural e humana. A expografia anterior era de um vazio que irritava os visitantes, nada informativo e monótono. O Museu hoje revela o Círio em painéis, ex-votos e instalações e consegue transmitir a grandiosidade da manifestação. O uso das cores no espaço expositivo, a tipologia popular criada por Pedro Moura para os títulos dos painéis, a programação visual, os vídeos, a espiral/labirinto que leva a santa de miriti, o instalação sobra a Festa da Chiquita com o “veado de ouro” representando a parte profana da festa,  tudo foi realizado de forma criativa. Enfim um Museu do Círio digno da manifestação mais importante dos paraenses.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Museu do Círio fica na Rua Padre Champagnat, Casario da Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha. Abre de terça a domingo, das 09h as 16h.

8 comentários em “Museu do Círio”

  1. Olá, sou estudante de museologia e pretendo fazer a minha monografia sobre o Museu do Cìrio. Procurei na internet mas só fui redirecionada a notícias e a esse site. Queria saber se existe um site do museu ou algum lugar onde possa buscar mais informações sobre ele! Obrigada

    1. O melhor e único lugar pra conseguir estas informações é no próprio museu. Fica no casario de Santo Alexandre, com entrada pela Rua Padre Champagnat, na Cidade Velha. Se não me engano o telefone de lá é (91) 4009 8819. Boa sorte.

  2. olá ramiro,
    que bacana o seu blog! parabéns.
    eu sou a designer responsável pela exposição do museu do círio. e como moro no rio de janeiro, só tinha visto umas poucas fotos que o pessoal tirou no final da montagem. estou feliz de ver meu trabalho finalmente.
    e mais ainda em saber que você gostou da programação visual e do projeto expográfico que é do luiz carlos ferreira. ele é um profissional maravilho, supercriativo e que sempre tem umas sacações ótimas.
    foi um trabalho muito prazeroso, apesar da correria. desde o início, quando eu fui chamada para fazer a programação visual da exposição, eu pensei no pedro moura para fazer os títulos dos painéis. eu já tinha chamado ele para fazer os letterings da exposição “gente do divino” em paraty e foi ótimo. o pessoal do museu adorou o trabalho dele.
    posso colocar o link do seu blog no meu portfolio (http://marcia-mattos.blogspot.com)?
    um grande abraço e obrigada.

  3. olá ramiro,
    tudo bem? antes de mais nada, obrigada.
    mas estou escrevendo para fazer outro pedido. veja se pode me ajudar.
    estou fazendo o guia dos museus brasileiros do ibram e não tenho quase fotos dos museus do pará. somente goeldi e museu do círio. aliás, foi procurando fotos que cheguei ao seu blog.
    você pode ceder algumas fotos para a publicação? colocarei os crédito, claro.
    um abraço

Deixe um comentário

