“O Percurso do Olhar” Luiz Braga – Sala Valdir Sarubbi, Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas

A exposição de Luiz Braga na Sala Valdir Sarubbi, do Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas, é uma oportunidade única de conhecer a obra deste fotógrafo paraense. A leitura das obras presentes na exposição mostra claramente o quanto a fotografia contemporânea no Pará é influenciada pelo trabalho de Luiz Braga. Em branco/preto ou em cores, e na mais recente incursão em nightvision, o autor capta a essência do universo amazônico, seus contrastes e nuances, a poética ribeirinho-suburbana. O vídeo presente na entrada da exposição, “Lugares de Afeto”, com direção de Jorane Castro, foi muito feliz em fazer com o artista o seu “percurso do olhar” e contribui muito para a compreensão da exposição. As cores utilizadas como background para as imagens, e o simples e objetivo projeto luminotécnico, destacaram muito bem obras do artista sem interferir na leitura da exposição, que traça uma linha do tempo na carreira do artista. A parede com as ampliações das obras mais marcantes do artista é um painel antropológico do “ser” amazônico, a miscigenação, o contraste social, e uma melancolia, que o paraense tenta disfarçar, mas que Luiz Braga em suas expedições consegue captar como ninguém. Ao visitar a exposição não viajamos apenas no espaço-tempo do artista, mas em nosso imaginário, que ao longo de sua carreira Luiz Braga ajudou a formar. Um percurso por nossa própria identidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ficha Técnica da Exposição

Leitura e Design da Exposição

Armando Queiroz e Nina Matos

Cenotécnica e Montagem

João Duarte, Marcos Moreira e Renata Belich

Administrativo

Jhivago Andrade e Sâmia Corrêa

Educadores

Bianca Shiguefuzi, Cilene Nabiça, Fagner Monteiro e Milena Claudino

Luminotécnica

Marcelo Carvalho

Vídeo

“Lugares de Afeto” de Jorane Castro

INFORME

O Museu Casa das Onze Janelas, vem informarmar que a ação Conversa com o Artista – Luiz Braga, com a participação da Crítica de Arte convidada Marisa Mokarzel, programada para acontecer hoje, 17/09, foi transferida para o dia 20 de outubro (quarta-feira) às 19h.

Informamos, também, que devido a relevância da ação museal de difusão de seu acervo , o Museu Casa das Onze estendeu a mostra LUIZ BRAGA o percurso do olhar até o dia 30 de dezembro de 2010.

Contamos com a sua presença no encontro do dia 20/10 ou durante o período expositivo, lembrando que tais ações de difusão de conhecimento, configuram-se em um passo importantíssimo para a preservação e resgate da memória da fotografia no Pará.

Anúncios