“Confluências JAPANAMAZÔNIA” Alberto Bitar, Miguel Chikaoka e Paula Sampaio – Galeria Fidanza, MAS

A exposição fotográfica “Confluências JapanAmazônia”, com imagens de Alberto Bitar, Miguel Chikaoka e Paula Sampaio, inicia às 19 horas, de sexta-feira, dia 27, na Galeria Augusto Fidanza, do Museu de Arte Sacra. Nesse momento do vernissage, haverá o lançamento do livro “JapanAmazônia – Confluências Culturais”. O evento é realizado pela Kamara Kó Fotografias e patrocinado pelo Banco da Amazônia e o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A mostra poderá ser visitada até o dia 26 de setembro, das 10 às 16 horas, de terça-feira a domingo, com entrada gratuita.

A exposição fotográfica “Confluências JapanAmazônia” e o livro “JapanAmazônia – Confluências Culturais” são resultados do projeto “Confluências Culturais – Imigração Japonesa na Amazônia”, idealizado por Makiko Akao, da Kamara Kó Fotografias. A mostra apresenta cerca de 40 imagens e o livro, 100 imagens, que foram capturadas em municípios paraenses como Belém, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Tomé-Açu, Igarapé-Açu, Monte Alegre e Santarém. Os registros aconteceram no período de abril a setembro de 2009.

“Provocar um novo olhar, capaz de identificar, no cotidiano, nas situações simples do dia-a-dia, a interligação entre as culturas japonesa e amazônida foi o desafio principal deste projeto”, explica Makiko Akao. Ela acrescenta, ainda, que a concepção do projeto aconteceu em decorrência dos 80 anos de imigração japonesa na Amazônia, comemorados no ano passado. Para Mariano Klautau Filho, que participou da curadoria da exposição, “as imagens de Paula Sampaio, Miguel Chikaoka e Alberto Bitar falam mais de encontros, momentos, histórias particulares, casas, quintais, e especialmente de pessoas. Em cada série de imagens reencontramos um certo Pará oriental ou um certo Japão paraense.”

Galeria Augusto Fidanza
Museu de Arte Sacra
Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha
Vernissage: 27 de agosto de 2010, às 19h
Visitas: 28 de agosto a 26 de setembro
De terça-feira até domingo, das 10h às 16h
Informação: (91) 4009-8801
Entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s