“Espaços Autônomos” de Bruno Cantuária e Ricardo Macedo + convidados

O projeto foi premiado em 2008 com o Prêmio SIM de Artes Visuais e foi montado pela primeira vez no Laboratório de Artes do Museu Casa das Onze Janelas. O dia 13 de Maio foi escolhido por ser o dia institucionalizado como a expulsão dos cabanos de Belém, em 1835, depois de teram tomado a cidade em uma revolução considerado por estudiosos a única na qual o povo chegou ao poder.

O movimento intitulado Cabano há muito recebeu a alcunha, no Brasil, de revolução feita pelo povo. Realmente, segundo alguns pesquisadores, não houve líderes à frente de nossa revolução popular paraense. O que houve, diferente de outras revoltas espalhadas pelo Brasil, foi uma tomada coletiva de decisões em torno de estratégias, organizações e formas de articular uma autonomia da coletividade, ou se quisermos ser mais modernos: uma espécie de inteligência coletiva engendrou o movimento insurgente que possibilitou a criação de espaços autônomos em meio a cidade.

Para tanto, frisamos aqui a importância de rememorar este fato importantíssimo para a história identitária de nossa população através de uma exposição intitulada “Espaços Autônomos” onde algumas situações da Revolução da Cabanagem foram utilizadas para desenvolver performances em algumas áreas onde os cabanos estiveram na cidade de Belém, tais como: Av. Nazaré (antiga rua do Utinga), Forte do castelo, Ver-o-peso e alguns outros locais dentro da Cidade Velha.

O movimento Cabano está fora do metier artístico, mas, sua idéia de construção coletiva de ações e situações articula conceitos muito em voga dentro do que hoje entendemos como coletivos artísticos. E não impossibilita também, que possamos usufruir da carga de história e visualidade que ficou presa no passado e quase esquecida (diga-se de passagem), para assim pensar uma poética contemporânea da memória tendo por base este viés aguerrido do trabalho coletivo e das imagens e situações que envolveram a revolta Cabana.

Bruno Cantuária e Ricardo Macedo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s