Novo Museu do Círio

Depois de alguns adiamentos parece que dia 15 de janeiro de 2009 será a inauguração da nova expografia do Museu do Círio, uma realização da Secult e Sistema Integrado de Museus e Memoriais, feita em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (MinC) e a Associação dos Amigos dos Museus do Pará.

Sendo o Museu do Círio naturalmente um espaço de grande atração de público devido ser um grande memorial a maior festa religiosa do Brasil essa revitalização se fazia necessária para contemplar a diversidade e a especificidade de seu acervo, composto predominantemente por ex-votos de romeiros. A expografia anterior não refletia a dimensão e a complexidade simbólica do Círio, não passava de uma composição cênica de vitrines e plotagens que não estimula a reflexão muito menos a interação com o visitante.

O Museu do Círio é hoje o museu que mais reflete as diretrizes modernas de museus, pois interage com a comunidade e extrapola seu espaço físico. O Projeto Pontão de Cultura Acorda levou seus técnicos para diversos municípios do Pará cobrindo as diversas procissões em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré que acontecem pelo estado, com oficinas de capacitação e registro das manifestações que resultou na exposição itinerante Nazaré de Todos Nós.

O Museu do Círio é certamente o mais paraense de todos os museus, e também o mais vivo e dinâmico.

Anúncios

3 comentários em “Novo Museu do Círio”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s