O lúdico e o trágico: fogos de artifício em prédios históricos

Semana passada imagens de uma grande explosão em Santo André (SP) ganharam a mídia de todo país. Uma loja/depósito de fogos de artifício foi pelos ares e levou junto quase um quarteirão inteiro (foto abaixo). Pessoas morreram. Os culpados vão ser punidos com certeza, mas as autoridades que permitiram a existência dessa bomba-relógio junto à residências familiares será que vão? E não foi um fato isolado, inumeros casas semelhantes já foram noticiados. Não era um bairro de centro, nem tombado, mas vidas são mais importantes que qualquer coisa.

cidades_24091537

Uso esse episódio como exemplo de uma situação absurda aqui em nossa cidade. Em pleno centro histórico, no sítio mais importante da nossa cidade, onde existem 5 dos nossos museus (Onze Janelas, Arte Sacra, Forte, Círio e MIS), às proximidades de duas de nossas principais igrejas (Sé e Santo Alexandre), duas lojas de fogos de artifício estão tranquilamente instaladas. Pouco importa pra mim que elas tem alvará, extintores e tudo mais, simplesmente elas não deveriam estar ali. Essa convivência de fogos de artício armazenados e à venda com acervos históricos é um crime patrimonial. Nesse mesmo casario ficava instalado o DPHAC, orgão do estado que cuida da preservação de nosso patrimonio histórico, artístico e cultura, agora foram para o Palácio Lauro Sodré. A Fumbel fica a coisa de 100 metros. As duas lojas que vendem fogos também vendem “um grande sortimento” de quinquilharias altamente inflamáveis. Para não termos que noticiar uma tragédia devemos rever essa concessão que permite a existência desse absurdo. Vamos rezar e cuidar de Santo Alexandre pois Santo André foi pros ares.

PICT0036

Feliz Lusitania

Prólogo

Até acho bonito os fogos de artifício iluminando o céu, aquela coisa lúdica, que remete à origem do universo, big bang, algo assim. Penso nas senhoras e nas crianças encantadas com o coração em júbilo quando o ceu explode em cores. É bonito? É.  Vai continuar existindo sempre? Com certeza. Fogos vão continuar mutilando pessoas todo ano? Sim. Vão acontecer outras explosões de depositos legais e clandestinos? Silêncio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s